sábado, 18 de setembro de 2010

A responsabilidade de ser quem somos

Como é bom saber que temos liberdade para fazer nossas escolhas e tomar nossas decisões. Desde a mais simples como a roupa que queremos vestir até decisões mais complexas como que profissão escolher etc. O que importa é que à medida que nos tornamos mais responsáveis, temos mais liberdade para fazer nossas escolhas. Não é à toa que a partir dos 16 anos já podemos votar, a partir dos 18 casar e ter permissão de dirigir automóveis. É ainda nesse período que fazemos a escolha da nossa profissão e assim por diante.
Na maioria das famílias brasileiras, as crianças são batizadas quando crianças, algumas ainda recém-nascidas. Porém, isso não quer dizer que no futuro não se tenha mais o direito de escolha. Pra isso temos um sacramento complementar chamado Crisma. É nele que confirmamos o nosso credo e nos comprometemos com a Igreja.
Para cada escolha que fazemos há uma cobrança correspondente, há um compromisso implícito pelo qual respondemos diante dos homens e diante de Deus. E é bem verdade que não dá pra separar a vida em duas partes, uma que aceitou o compromisso e outra que não o fez. Não dá pra ser incoerente, rezando somente nos templos, por exemplo. Não é difícil escutar cobranças do tipo “você não é de igreja?”, “não é você que vive rezando?” e por aí vai.
Tudo isso aumenta ainda mais a responsabilidade, porque certamente as pessoas que nos rodeiam esperam muito de nós, como nós esperamos muito das pessoas nas quais acreditamos, mesmo sabendo que todos somos falhos. Devemos, portanto, compreender ambos os lados e tentar viver harmoniosamente, sendo exemplo, e compreendendo o que há de humano no próximo.
Abraço a todos
Fernando Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário