quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dicas para equalização de microfones e violões


Sei que não sei muito, mas acho que posso ajudar mesmo assim.
Que fique claro que a referência de som é o das mesas de som de 3 bandas de equalização (graves, médios e agudos). Antes ainda de qualquer outra coisa certifique-se da integridade de seu equipamento: cabos, conectores, captadores etc. Tudo tem que estar funcionando bem.
Vamos começar falando dos violões
Plugue seu cabo no instrumento e, com o volume da mesa no ponto zero, plugue o cabo na mesa. Deixe os controles de equalização em flat, ou seja, sempre no meio, no ponto zero. Em seguida, abra o volume gradativamente até que fique próximo do volume requerido.

O ponto mais importante vem agora, tendo em vista que as qualidades do som para equalizar são referentes ao gosto de cada um. O gosto é subjetivo. Podemos ter em mente que não se pode exagerar em nada; nem nos graves, nem nos agudos. Então vejamos: se você deseja um som mais brilhante, aumente o nível de agudos; depois regule os graves de acordo com o tipo de som que você precisa (para alguns tipos de batidas os graves atrapalham a compreensão dos sons). O controle dos médios pode tanto "abrir" o som, dando mais vida, quanto metalisar o som. Deixe os médios por último. A cada modificação feita, toque um pouco explorando os timbres do violão.

São dicas simples, talvez você já faça assim ou melhor que isso.

Com os microfones para voz acontece quase a mesma coisa. Observe somente que para cada pessoa e para cada microfone os controles são diferentes. Quando testamos o som com microfones, as palavras que usamos têm características de grave, médio, agudo (exs.: som, ok, etc). A dica é: o som deve ficar como se não tivesse nenhum equipamento, com uma pitadinha de grave que acaricia os ouvidos.

Experimente, pergunte aos companheiros como está o som e tome cuidado com volumes altos pra não levar bronca na igreja.

Abraço a todos

Fernando Lima

2 comentários: