sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Formação para músicos religiosos já!!

É fato que a igreja precisa de músicos. A participação destes é imprescindível para o andamento das celebrações; a música acompanha os ritos e às vezes é o próprio rito.

Há na igreja outras pastorais de grande importância também. Por exemplo, a catequese em todas as suas vertentes e os acólitos e ancilas. Para cada pastoral há um tipo de formação específica, ou seja, se eu quero ser catequista, tenho que passar por uma formação; se eu quero ser coroinha, devo passar por formações e avaliações. Isso não acontece na pastoral da música. É uma pena. Não digo formação musical, apenas esta não é tão relevante, digo, formação pastoral, liturgica e até catequética. Qualquer pessoa, desde que queira, pode começar a cantar em missas. Isso não é ruim. Não quero que pensem que sou contra novos membros, novos músicos, ou algo assim. Quanto mais, melhor! Desde que estejam preparados para a missão. Deus capacita, mas usa material humano para tal feito. Não vai abrir a cabeça de ninguém e enfiar tudo o que precisa saber para que desenvolva bem seus dons em favor da igreja e do povo de Deus.

O músico religioso é muito mais. É catequista, é missionário, é modelo, é mediador pela música entre os celebrantes e o mistério celebrado; não é protagonista, não é o centro, mas deve indicar o centro.

Por isso deve ser bem instruído. Uma formação é necessária. Aos que entram e aos que já estão. Uma espécie de nivelamento para que todos possamos cantar a mesma canção de amor e paz, adoração e louvor. Ao Deus que nos criou, louvor e glória.

Abraço a todos

Fernando Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário