quinta-feira, 7 de abril de 2011

Missa: Cantar COM ou PARA a assembleia?

Por Cleyton Farias*

Que bonito e contagiante é quando se participa de uma missa onde toda a assembleia canta e vibra com as canções. Dá um ânimo e uma vontade de participar também. Não há quem fique indiferente.
Infelizmente, muitos ministérios de música ainda não entenderam o quanto o que fazem pode ser decisivo para uma pessoa participar da missa com ânimo e entusiasmo ou simplesmente ASSISTIR a missa feito uma estátua.
Muitas vezes nos preocupamos tanto em tocar e cantar bem que esquecemos que os cantos da missa precisam também ser acompanhados pela Assembleia.
Por outro lado, pensando ainda na assembleia, é preciso também ter consciência de que o canto está sendo apoiado por instrumentos musicais que podem fazer muito mais do que executar acordes dentro de um campo harmônico.
Veja o que diz o parágrafo 24 do documento 79 da CNBB:
“24. Ainda são freqüentes as celebrações em que alguém ou um grupo executa
sozinho todos os cantos, não se importando com a participação do povo; assembleias que
pecam pela passividade e desinteresse pelo canto; ou, ao contrário, celebrações em que a
assembleia executa todos os cantos, sem valorizar outras possibilidades (solo, grupo, coro,
forma litânica).”
Aqui, apesar da CNBB distribuir a culpa entre os músicos e a assembleia, como ministros de música, temos que assumir nossa total responsabilidade por esse problema. Como alguém terá o interesse despertado por uma música que nunca ouviu, que está sendo mal tocada, em um som de péssima qualidade, horrivelmente ajustado e sem ao menos a letra da música para acompanhar?
Existem dicas muito práticas que resolvem isso. É questão de organização muitas das vezes. É claro que a formação musical dos ministros de música é muito importante para que o produto final saia bem acabado. Entretanto, ações simples como um breve ensaio antes da celebração, a distribuição (ou venda) de um livro ou folha de cantos ou a projeção das letras dos cantos em um Telão, já resolvem 90% dos problemas.
Afinal de contas, quem não gosta de cantar? E é na missa que todos temos a oportunidade de soltar o nosso lado cantor sempre aprisionado nos chuveiros da vida.
Santa Cecília, rogai por nós!

*Leigo consagrado da Comunidade Família de Nazaré

Postado em julho 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário