sexta-feira, 26 de março de 2010

Quais músicas usar na Semana Santa?

Nós, muitas vezes, escolhemos músicas erradas para os tempos litúrgicos como o período quaresmal, lembrando que esse tempo começa na Quarta-feira de Cinzas. Nós precisamos estar atentos a tudo aquilo que a liturgia traz para cada dia. Porque dentro da Quaresma existem as festas [próprias], então, nestas festas abre-se uma exceção para se viver outra realidade dentro da liturgia.

A Quaresma é o tempo forte que a Igreja vive de conversão e as músicas precisam estar voltadas para esta sensibilidade de saber que nós todos precisamos nos converter.

Desde o mais simples ao mais nobre, do primeiro ao último, todos nós somos convidados para viver a conversão e as músicas precisam estar voltadas para essa realidade. Do início ao fim da Santa Missa as músicas precisam estar voltadas para a conversão.

Na Quaresma nós também somos convidados para viver, de acordo com a Igreja do Brasil, a Campanha da Fraternidade. Desde 2006 nos foi escrito um documento para que deixassem de ser obrigatórios todos os cantos da Campanha durante a Santa Missa devido ao tempo quaresmal. Sendo assim, você não está dispensado de viver o tema da Campanha da Fraternidade nesse período, porém, você pode pegar o Canto de Aclamação e o Hino da Campanha e sempre lembrar desse hino em algumas músicas. No entanto, neste ano de 2010 o CD não traz tema nenhum, nem de Ato Penitencial, nem de Ofertório porque já foi deixado claro que não é mais obrigatório cantar os cantos da Campanha da Fraternidade por conta do tempo vivido pela Igreja.

A Semana Santa é muito importante para a Igreja, nós vivemos um tempo muito forte, que começa no Domingo de Ramos. A Santa Missa não pode ser vivida de qualquer jeito como se fosse somente uma festa, ela começa com a festa da Procissão de Ramos, que é a exaltação do Cristo Filho, e nós não podemos esquecer que esta festa foi feita em Jerusalém quando Jesus passou entre o povo e os ramos eram levantados, aclamando “Hosana ao rei, filho de Davi”. Só que, na liturgia do Domingo de Ramos, nós já vivemos toda a intensidade da entrega de Jesus no Horto da Oliveiras, e nós não podemos nos esquecer de que o Domingo de Ramos é voltado para tudo que vai se viver na Semana Santa.

Do Domingo de Ramos ao Sábado de Aleluia se vive intensamente a Semana Santa. Seria muito bom que fossem tirados todos os instrumentos de percussão nessa semana, para vivê-la bem. Coloque só um órgão, um carron, um violão, a voz o mais suave possível; ou um canto com coral para que vivamos bem e levemos a assembleia a este tempo, porque se colocamos qualquer instrumento, qualquer música que destoe dessa semana, vamos fazer com que os fiéis não vivam bem o tempo da Semana Santa. Tudo isso para que no Sábado de Aleluia e no Domingo, possamos cantar: “Aleluia e o Glória, Ele ressuscitou!”

Eu convido você, meu amigo, meu irmão músico, que está comigo sempre, que está com a Canção Nova sempre, a viver bem esse período, a ser obediente à Igreja e a ver o que a liturgia do dia está pedindo. Você verá que a unção vai pairar sobre você só pela sua obediência. A eficácia do seu trabalho vai se dar devido à disciplina daquilo que você vive junto com a liturgia do dia com a Igreja.

Um abraço a você! Na nossa simplicidade nós tentamos ajudá-lo da forma que podemos.

Deus o abençoe!

Karina Maria
Missionária da Comunidade Canção Nova

disponível em http://musica.cancaonova.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário