sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Técnica vocal



Todos nós que usamos a voz, sabemos que esta ferramenta é exigente e precisa de certos cuidados.

Aquecer, preparar o corpo, preparar a voz pra que não haja problemas posteriores.

Controlar a respiração é fundamental para quem canta. Pra isso é necessário aproveitar toda a capacidade respiratória.

Para a produção da voz, porém, é importante pensar na inspiração e na expiração como sendo um mesmo processo, um único movimento. O alargamento do tórax deve ser aproveitado ao máximo enquanto se produz o som - o cantor está sempre numa atitude de inspiração, mantendo assim o tórax aberto e o diafragma abaixado. Nesta condição, ele tem todo o controle (apoio) necessário à produção do canto. A cada nova frase cantada, o processo se repete: o tórax encolhe para expulsar o resto de ar "antigo" e imediatamente expande, trazendo novo suprimento de ar para se produzir a próxima frase.


Você estuda, trabalha, namora, estuda... É claro que é quase impossível estar permanentemente relaxado. E o pior é que muitas vezes você não se dá conta do quanto esta tensão se reflete nos seus músculos - principalmente pescoço, ombros e costas. A nossa idéia é facilitar a consciência corporal - quer dizer: com alguns exercícios, você pode melhorar a percepção do que acontece com seu corpo num dado momento

O relaxamento evita que você sobrecarregue o seu corpo com tensões e desgastes desnecessários. E no caso do cantor, o seu instrumento é o próprio corpo!

Podem ser feitos alguns exercícios para melhorar a voz e prepará-la para um ensaio ou “apresentação”, (no caso dos músicos na missa, não é uma apresentação propriamente dita; é uma participação e animação para que todos possam viver a comunhão).


Lembre-se: faça o melhor, pois Deus pode não exigir perfeição, mas não podemos oferecer qualquer coisa. Deus merece o melhor de nós! Em canção e adoração!


Veja mais dicas e exercícios em:

http://www.dianagoulart.pro.br/salaaula/tecvoc/tecvoc.htm

Adaptado de

Um comentário:

  1. Rapaz, esse negócio de aquecimento vocal antes das missas, é algo raro de se ver nos grupos. Acredito que seja falta de informação.

    ResponderExcluir