domingo, 29 de novembro de 2009

OPINIÃO


Por: Alessandro Oliveira*


Caríssimos irmãos,

Temos acompanhado nos últimos meses um embate entre as duas maiores emissoras do país, G e R. Tornou-se comum, em ambas, as ofensas à concorrente durante seus telejornais. As agressões estão se tornando cada vez mais frequentes e já chegou a outros meios de comunicação como a internet, por exemplo. Recentemente no Twitter diretor de um programa trocou farpas com apresentador da emissora rival.

Mas o que nos traz aqui à escrever sobre o assunto é que essa briga anda tomando rumos nada interessante aos religiosos deste país, pois, segundo uma das emissoras o problema é porque a rival não respeita e se incomoda com os protestantes (evangélicos).
O comentário foi infeliz, pois não se levou em consideração que em outros países existem sérios confrontos entre católicos e protestantes, e de várias religiões que não se entendem e o resultado são sangrentos confrontos entre seus seguidores.

Sabemos o poder que a mídia tem de influenciar a população e, por isso, queremos lembrá-los de uma coisa bem simples. Essa briga particular entre as duas emissoras não tem nada a ver com crença ou religião. Trata-se, única e exclusivamente de uma briga por audiência, caros amigos. É a audiência que damos a eles que os enriquecem, pois, quando o ibope de uma emissora está no auge, pode se cobrar mais alto o valor para veicular propagandas de produtos por exemplo. Estar na frente do ibope, atrai investidores e o "apoio" do governo.

Portanto, quando depararem-se nas ruas com debates sobre o assunto, não se deixem levar por um confronto religioso, pois ele não existe.

Para finalizar, digo que essa batalha travada pelas duas emissoras serviu pra nos mostrar que no Brasil a imprensa não é imparcial, e sim tendenciosa.


* Textos assinalados não compõe respectivamente a opinião deste grupo


terça-feira, 24 de novembro de 2009

Advento do Senhor


inicia o Ano Litúrgico, prepara o Natal, a Manifestação do Senhor. É o tempo de “gestação”, de preparação próxima para a solenidade do nascimento do Salvador, e começa sempre no mesmo dia, após a festa de Cristo Rei, levando em conta que o Natal é celebrado sempre no dia 25 de dezembro. Consta de quatro domingos, sendo um tempo forte e cheio de apelos para acolher, promover e defender a vida. Tempo de escuta da Palavra, de vigilância atenta, de feliz expectativa pela vinda do Senhor. “Grávidos” de vida nova, esperamos a chegada do Salvador e suplicamos: “Vem, Senhor Jesus!” Como a Igreja canta o Advento? – Além de valorizar símbolos e gestos próprios deste tempo (a Palavra, a Coroa do Advento, a Novena do Natal, o uso da cor própria, celebrações de reconciliação, gestos de solidariedade...), os cantos e as músicas também são próprios e têm uma função importante, devendo expressar alegria e esperança, inspirados nos textos bíblicos que falam da vinda do Senhor, o Emanuel, Deus-Conosco. Os salmos responsoriais e a aclamação ao evangelho acompanham o sentido das leituras. Os ministros do canto não podem improvisar, mas devem escolher e preparar bem os cantos que mais estão em sintonia com a Palavra, o Tempo e os momentos rituais, dando destaque ao Ato Penitencial, ao Santo, à Aclamação Memorial, ao Cordeiro de Deus, algum refrão orante... Os instrumentos musicais sejam também silenciados, fazendo um acompanhamento mais suave e discreto. No Advento não se canta o Glória (Hino de Louvor), porque é tempo marcado pela sobriedade.

Veja mais no site da Ir. Míria T Kolling:

http://www.irmamiria.com.br/w_ir_noticia_completa.php?id=2213&tipo=2


Imagem disponível em: http://souddd.files.wordpress.com/2008/12/advento.jpg

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Casamento de Reivaldo e Cristiane - Parabéns aos noivos!!

Todo o grupo reunido à comunidade para testemunhar e elevar a Deus as orações e desejar felicidades ao mais "novo" casal da comunidade. Realmente foi uma linda celebração; lindas canções e leituras; muita emoção e momentos divertidos.
O nosso desejo é que sejam felizes!
Nas fotos abaixo é possível ver um pouco do que estou falando: O noivo e a noiva ansiosos; um padre que faz as vezes do pai e entrega sua filha ao noivo; o grupo "chic de doer" com suas gravatas listradas; os noivos fazendo promessas mutuas de amor eterno; uma homenagem pra lá de improvisada e as fotos que guardarão pra sempre a lembrança de momentos únicos e felizes do grupo ( Fernando, Rafael, Ana Clara, Pe. Cícero, Reivaldo-o noivo, Alessandro e Marcelo que substituiu o guitarrista)















































































































































































quarta-feira, 11 de novembro de 2009

GIRO PELAS COMUNIDADES


A Paróquia vizinha, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebra a festa de sua padroeira, com uma dezena que vai de 05 a 15 de novembro. Além das celebrações eucarísticas, uma grande festa externa foi programada, tendo apresentações culturais e shows com grupos católicos, que acontecem sempre após as missas. Também está programado um divertido bingo que tem como prémio maior uma tv de plasma 42 polegadas, pelo valor de R$ 5,00 (apenas cinco reais).
Os paroquianos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estão de braços abertos para recebê-los nesta grande confraternização cristã.
Compareça!!!

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

10 dicas para um bom ensaio vocal

Por Ronaldo Bezerra

O ensaio deve fazer parte da rotina de todo ministério de música. Algumas pessoas tem uma visão fantasiosa a respeito dos músicos de sucesso supervalorizando a questão da INSPIRAÇÃO. Mas qualquer músico que se esforça para oferecer o melhor em seu ministério sabe que inspiração é importante, mas TRANSPIRAÇÃO é fundamental.
O ensaio é a hora da transpiração, de dedicar tempo e atenção para que a música na casa de Deus seja feita com qualidade. Já ouvi muitos comentários do tipo: "Nós ensaiamos tanto mas nada dá certo!" Talvez o ensaio não esteja sendo feito de forma eficaz e foi pensando nisto que resolvi indicar alguns caminhos para que você chegue no ponto que deseja. Vamos juntos!
1. REGULARIDADE Procure fazer ensaios constantes, no mínimo uma vez por semana, isto é importante para integração musical e comunhão do grupo.
2. TEMPO Uma duração ideal para um bom ensaio deve ser em torno de duas horas. É difícil conseguir resultados reais em menos tempo, se você quiser fazer um ensaio mais longo dê um pequeno intervalo para água e descanso, precisamos lembrar que a voz é um instrumento delicado.
3. PRESENÇA A presença no ensaio deve se tornar obrigatória, não é justo que o grupo todo ensaie e no momento da ministração seja prejudicado por um "penetra" não é ?
4. ESTRUTURA É importante ter um local específico para ensaio, um lugar quieto onde o grupo possa ter um pouco de privacidade. O ensaio vocal deve ser sempre acompanhado por um instrumento harmônico ( teclado, piano, violão, guitarra) que garanta a afinação do grupo.
5. ORAÇÃO É verdade que ensaio é ensaio, não é hora de estudo bíblico e nem de orações sem fim, mas é importante orar no início do ensaio. Quando estamos trabalhando na obra muitas lutas se levantam precisamos lembrar que não é contra carne nem sangue que devemos guerrear. Efésios 6:10-18.
6. AQUECIMENTO Pense na voz como parte de seu organismo. Quando você abre os olhos de manhã, logo pula da cama e sai correndo pelo quarteirão para se exercitar ??? Claro que não! Da mesma forma a voz precisa se espreguiçar, precisa acordar, precisa aquecer. Exercícios de relaxamento, de respiração e alguns vocalizes tem esta função na técnica vocal. O grupo, ou alguém do grupo, precisa investir em uma boa aula de técnica vocal.
7. MATERIAL VISUAL Todo material escrito ajuda na memorização. Se souber escreva os arranjos, se não souber, registre ao menos a letra e acordes do cântico e distribua cópias. Peça que as pessoas anotem o que está sendo combinado: onde abrir voz, variações de dinâmica, repetições, etc.
8. MATERIAL AUDITIVO Se você vai ensaiar músicas já registradas em Cd, leve a gravação para que todos ouçam o arranjo original. O desenvolvimento da percepção musical é imprescindível para o bom cantor.
9. ORGANIZAÇÃO O ensaio precisa ter direcionamento, é bom que o repertório e o roteiro do ensaio estejam pré-definidos. A equipe deve ser agrupada com alguma lógica: homens e mulheres, por naipes (sopranos, contralto, tenor, baixo), ou da maneira que você achar melhor, mas faça desta divisão algo automático na cabeça do grupo.
10. PERSEVERANÇA Tenha paciência e não desista. Medite em II Pedro 1: 5-8. O ensaio é uma semeadura, nem sempre colhemos os frutos instantaneamente, mas o nosso trabalho não é vão no Senhor!!!
Mirella de Barros Antunes, é Professora de prática vocal, teoria e percepção da ESTM. fonte: site Ronaldo Bezera
Texto disponível em: www.vidanovamusic.com
Acesso em: 09/11/2009